terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pondo os Pingos nos "I's"

Após a conquista da vaga dos jogos olímpicos não se fala em outra coisa senão a reintegração dos jogadores que não foram para a Copa América.

Antes de mais nada é preciso tirar todos do mesmo balaio de gato e compreender detalhadamente cada caso.

1º – Anderson Varejão, é um dos caras que mais vestiu a camisa da seleção entre os jogadores de sua seleção, salvo engano só pediu dispensa, quando estava sem contrato e em dificuldade para negociá-lo com os Cavaliers. Não bastasse isso, se apresentou nesta convocação e foi dispensado pela seleção em razão de sua contusão, mesmo pedindo para permanecer com o grupo e dar apoio moral a seus companheiros.

Dito isto não me parece haver qualquer dúvidas de que o Varejão estará em Londres se não tiver qualquer problema físico, afinal ele não tem um concorrente técnico, pois é o nosso único defensor de elite no garrafão.

2º – Leandro Barbosa, também esteve presente na maioria das convocações, mas é um caso totalmente diferente. Em 2008, no pré-olímpico mundial Leandrinho havia pedido dispensa da seleção por “estar contundido” e precisar de repouso. No entanto foi visto em uma pela beneficente que Steve Nash promoveu. Com isso ficou com sua imagem muito arranhada junto aos basqueteiros. No entanto, com a chegada de Magnano parece que todos tiveram suas contas zeradas, haja vista o retorno de todos os “vacilões”. Contudo, desta vez Leandrinho também pediu dispensa alegando uma contusão que requer repouso, mas criou uma grande confusão ao dizer que Magnano já sabia de sua contusão e não havia porque convocá-lo e ainda disse que a CBB mentiu ao dizer que foi surpreendia pela seu pedido de dispensa a 30min da apresentação do grupo, uma vez que segundo ele foi a própria confederação solicitou que ele enviasse o e-mail 2 dias antes da referida data. Se toda essa troca de acusações já não fosse suficiente, o jogador que disse precisar descansar pra evitar uma operação, assinou contrato com o Flamengo e vem treinando fisicamente nas ultimas semanas. Além disso, o jogador vai fazer todos os jogos caça niqueis que forem possíveis até o fim do Lockout, o que não combina com o seu discurso de que foi ameaçado pelo Toronto Raptors para ficar de repouso nas férias.

Neste caso, sinceramente não sei o que passa na cabeça de Rubén Magnano, particularmente, eu acho que por mais que o Leandrinho seja o único brasileiro em nível de seleção, além de Marcelinho Huertas, que adiciona uma capacidade de cortar pra dentro e infiltrar nos garrafões, eu seira capaz de apostar que briga por uma vaga com Magnano Leandrinho corre por fora. Aliais só não digo que ele esta fora dos planos porque assim como Anderson Varejão ele é muito querido pelo grupo, sendo amigo pessoal de alguns do lideres como Alex e Marcelinho Machado.

3º Nenê Hilário, este caso é tão complicado, que merece um post só pra ele, mas vou tentar compilar tudo aqui. O Nenê ficou afastado da seleção brasileira de 2003 à 2007, sempre dando a entender que se tratava de um protesto pela forma como a Confederação era dirigida, digo dando a entender porque como todos sabem Nenê é sem dúvidas o cara que pior se comunica na história do esporte brasileiro. Mesmo vivendo na era da internet, no “bum” das redes sociais, dos blogs e microblogs Nenê tem uma comunicação com seus fãs muito pior que o Leônidas da Silva nos anos 30. Diamante negro a parte, esse período distante e a má comunicação fez com que Nenê fosse visto pela imprensa e pelo público como um cara que não tinha muita paciência com o Brasil, que não dava lá muita importância, exatamente o oposto do que deveria refletir a postura ousada do pivô.

Contudo em 2007, depois de muita conversa com Leandrinho e outro Nenê decidiu se reconciliar com a CBB em pró da causa do basquete, e jogou a Copa América de 2007, na qual se machucou e novamente teve problemas com o tratamento que a CBB lhe dispensou. É verdade que Nene também errou naquele “bendito” mundial onde tudo deu errado. Mas o mais importante nessa questão é que naquele momento ele se dispôs a jogar pela seleção, e desde então nunca mais jogou, mas sempre esteve disposto.

Eu sei pode parecer contraditório dizer que o Nenê não joga a 4 anos pela seleção, as esteve disposto a fazê-lo neste período, mas vou explicar. Desde a Copa América de Las Vegas em 2007 tivemos 4 competições;

Pré-olímpico Mundial 2008 – Na qual o jogador não pode participar por ainda estar se tratando de um câncer no testículo como descreve essa reportagem do globoesporte.com . Vale ainda ressaltar que o Nene perdeu parte da temporada da NBA em razão deste tratamento.

Copa América 2009 – Em San Juan, Nenê também não poderia ajudr na busca de uma vaga para o Mundial doa no seguinte, uma vez que o atleta quebrou o antebraço na ultima partida da temporada da NBA, o jogador saiu do jogo com o braço quebrado e os Nuguetts perderan a partida decisiva para o Lakers que seguiram na competição. Esse post do Fábio Sormani esclarece a situação

Campeonato Mundial 2010 – Desta vez Nenê se apresentou saudável à seleção, e treinou durante todo período com Rubén Magnano, mas para infelicidade de todos, Nenê se machucou nos treinamentos e mesmo tendo tentado até o ultimo momento acabou cortado por Rubén Magnano e não foi a Turquia. Essa reportagem da Gazeta Espotiva esclarece o caso.

Copa América 2011 – Para a competição de Mar del Plata Nenê pediu dispensa por dois motivos que se não são incontestáveis, são pouquíssimo questionáveis. O primeiro é que após passar pelo grave problema supracitado (câncer no testículo), ter um filho deve ser algo ainda mais especial e o nascimento do filho(a) do Nenê estava previsto para o meio do pré-olímpico. O Basket Brasil reproduz uma reportagem americana sobre o tema; o segundo é que segundo consta, Nenê se tornou Freeagent, e é considerado o mais cobiçado desta temporada, no entanto, com o lockout, Nenê terá pouquíssimo tempo para negociar com seu próximo clube, uma vez que as conversas entre jogadores e representantes dos times estão suspensas, até mesmo as visitas pessoais tem que ser autorizadas pela liga. Vale lembrar que os exemplos que são sempre citados de jogadores que sempre jogam por suas seleções também já pediram dispensa por ser freeagent ou por precisar ficar mais com a família, como Manu Ginobili e Kobe Bryant.

Então, diante de tudo isso, acho que o modo como a imprensa basqueteira tem tratado o caso Nenê é um pouco leviana, talvez seja até covarde. Porque pura simplesmente dizer que o Nenê não se põe a disposição da seleção desde 2007, porque não quer, porque não tem mais vínculos com o Brasil, porque é muito mais americano do que brasileiro, porque se acha melhor que os outros só por jogar na NBA, porque ele não tem tesão em jogar pelo Brasil e etc como temos vistos em muitos blogs e programas esportivos pelo Pais, é realmente uma covardia e uma manipulação da informação.

É bem verdade que o Nenê também tem sua parte de culpa ao permitir que se fale tanto sem esclarecer aos seus fãs o que ele realmente pensa, o descaso dele neste sentido, é no mínimo um desrespeito aquele que se dedicam a acompanhar sua carreira e torcer por ele, mas não é por isso que os jornalistas podem se dar ao direito de omitir os fatos supramencionados e simplesmente dizer o monte de absurdos que citei a pouco, pura e simplesmente porque Nenê Hilário nunca deu mostras disso, pelo contrário, ele é único jogador que se insurgiu contra os desmando da CBB e do Grego, tem passado por inúmeros problemas que realmente tem o afastado da seleção nos últimos anos.

Já passou da hora da imprensa no Brasil ter um pouquinho de responsabilidade na hora de falar das pessoas públicas, sobretudo de pessoas como o Nenê que pouco fala ao público e acaba sem defesa (opção dele, é verdade).

10 comentários:

  1. Seleção é lugar para os melhroes. O Rubén Magnano tem que chamar todos eles se quiser fazer bonito nas olímpiadas.

    ResponderExcluir
  2. Como você mesmo disse o Nenê é negligente, não só comos seus fãs, como com a seleção brasileira. Por isso não pode reclamar se não for convocado.

    ResponderExcluir
  3. A imprensa sempre manipulou a informação, não só no Brasil como no mundo todo, isso sempre aconteceu e vai continuar acontecendo. A questão é que nós não podemos nos deixar influenciar e fazer a justa distinção, do que é uma análise idonea e justa e uma opinião parcial e motivada por outros interesses sejam eles pessoais ou corporativos.

    ResponderExcluir
  4. Se olharmos com atenção o NenÊ respeita mais a seleção, do que alguns jogadores que disseram sim a convocação.

    ResponderExcluir
  5. Nene não é santo, mas sejamos objetivos, ele teve um motivo razoavel pra não se apresentar nessa Copa América enquanto o Leandrinho deu uma desculpa esfarrapada. Se o Rubén Magnano zerou a conta de todos os jogadores, como disse no Post, não vejo porque não convocar o Nene. Vale lembrar que ele é o nosso melhor Pivô.

    ResponderExcluir
  6. Por mais que os que pediram dispensa tenham lá seus motivos, o grupo que foi a Copa América demonstrou que temos peças de reposição, por isso não vejo porque não levar o mesmo grupo as olimpíadas.

    ResponderExcluir
  7. Aquino
    Mto bom o seu texto e com mto conteúdo, que esclarece bem essa questão. Pbs pelo blog.
    Abs.
    Fábio Sormani

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelos comentários e pela pesquisa. Foi o local em que foi melhor esclarecida a questão especialmente no período anterior a 2007

    ResponderExcluir
  9. Aquino,

    Parabéns pelo blog e, especificamente, por esse post. O tema ainda não tinha sido tratado com tanta lucidez e responsabilidade.

    Abs.

    Carlos Vitoi

    ResponderExcluir
  10. É muito simples, técnicamente só podem ir o Varejão e o Nene, na aceitação do grupo só podem ir Leandrinho e Varejão, ou seja, só vai o Varejão.

    Fácil, fácil minha gente...

    ResponderExcluir