quarta-feira, 27 de julho de 2011

Kobe na Europa

Depois da confirmação da negociação de Deron Williams com o Beskitas da Turquia, depois de inúmeros atletas (como os irmãos Gasol e D. Howard), terem confirmado o interesse em jogar fora dos EUA (leia-se China e Europa), aparentemente estamos prestes a ver o anuncio de Kobe Bryant (maior estrela da NBA), confirmando sua transferência para a Europa.

O que tudo isso significa? Bom, primeiramente nós temos que entender que a cultura do povo norte americano é bem diferente do nosso. Ao mesmo tempo que eles tem menos proteção aos direitos dos trabalhadores deixando os mesmos vulnerareis a ações dos empregadores como o Lockout que vemos em ação, eles tem um histórico de enjangamento, e luta por parte dos trabalhadores. Não podemos nos esquecer que se trata de um povo que quando Martin Luther King promoveu o boicote aos ónibus os trabalhadores passaram a ir e voltar caminhando por quilómetros para ir ao trabalho, bem como taxistas, passaram a levar seus semelhantes por preços mais baixos para poderem ajudar ao boicote.

Disse tudo isso, para exemplificar que não é de se espantar em nada, atletas da NBA, sobretudo jogadores com espírito de liderança como Kobe Bryant, aceitarem atuar na Europa ou Ásia para receber menos do que os acordos que os times da NBA estão propondo, pura e simplesmente para defender uma causa trabalhista que consideram ser justa. Afinal eles não estão lutando por eles mesmos, mas por cada garoto que sonha em um dia jogar na NBA. Afinal quantas temporadas Kobe ainda tem de sobra? Será que vai ser em mais 3 ou 4 temporadas que ele ficará rico? É claro que não, Kobe e tantos outros como Dereck Fisher, que é ainda mais velho, e recebe cada dia menos em seus contratos, não poupa esforços em liderar a luta pelo direito dos que virão.

Por fim como anda a vida de Kobe Bryant? Bom, o melhor jogador do mundo, hoje tem uma proposta em mãos do Beskitas que lhe oferece 8 milhões de dollares por uma temporada. Salvo engano, este valor é o mesmo que levou Deron para o clube turco.

No entanto oferecido Kobe Bryant pretende receber 12 milhões por uma temporada na Europa. E sinceramente por mais dinheiro que isso signifique, sobretudo para um continente com vários problemas financeiros, não vai me surpreender que um russo qualquer com o bolso lotado de petrodolares bancar a ida do maior ídolo do basquete americano para o velho continente. Isso sem contar com o fato que a China cada vez mais rica, anda investindo cada vez mais no esporte. Aliais, em uma visão mais ampla, acho que a China, que foi um mercado que “salvou” a NBA de uma crise de popularidade com a carreira de Yao Ming, poderia ser a melhor opção para os jogadores que devem tentar manter a identificação com os fãs chineses que andam desanimados com a aposentadoria do gigante chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário