segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pinheiros, Franca e Flamengo

Com a apresentação do Flamengo já são 3 os favoritos ao título do próximo NBB que mostraram as armas que estarão em quadra no NBB4.

Com isso vamos analisar tais equipes e ver o que tem de novo em cada uma e tentar decifrar as perspectivas de cada uma para a temporada que se aproxima. E para não dar motivo a ciumes, vou seguir a ordem de apresentação das equipes ok? Vamos lá:


Pinheiros Sky

Bom, a equipe da capital paulista entrou de vez para de elite dos favoritos na ultima temporada do NBB. Apesar de não ter ganhado títulos, o excelente desempenho no NBB e os Vices do Paulista e do Torneio Interligas colocaram o time comandado por João Marcelo em outro patamar.

Nesta temporada nada de desmanche ou grandes reforços, a equipe focou em manter a base que foi muito bem sucedida na temporada anterior e ainda trouxe reforços pontuais. No entanto a grande mudança ficou por conta da comissão técnica. João Marcelo ainda continua como treinador, contudo o experiente Cláudio Mortari como diretor técnico passará a ter ingerência nas questões de quadra, acompanhado por uma comissão técnica integrada.

Quinteto Titular: Figueroa, Shamell, Marquinhos, Olivinha e Bruno Fiorotto - O quinteto é quase perfeito, conta com 5 atletas de elite do cenário nacional. O único furo esta no fato que os principais pontuadores baseiam o jogo em bolas de média e longa distancia, deixando a desejar no jogo dentro do garrafão.

Principais Reforços: Mineiro - Se o pivô colocar a cabeça no lugar pode ser uma bola de segurança no garrafão, mantendo um alto nível na rotação com Fiorotto, Olivinha e Morro; Renato - o ala vem pra ser o principal pontuador do banco e dar mais qualidade no rodizio de atletas.

Aposta: Davi Rosseto - O jovem armador jogou o ultimo mundial sub 19 pela seleção brasileira e mostrou boa evolução no seu jogo. Nesta temporada a prata da casa deve ter mais espaço no time, dando descanso ao titular o argentino Pablo Figueroa.

Ponto Fraco: O Rodizio - Apesar da evolução do garoto Davi Rosseto e da adição de Mineiro e Renato que se juntam Morro, como jogadores confiáveis no rodizio de quadra, o Pinheiros ainda deixa muito a desejar em relação ao time titular, não tendo um pontuador confiável no banco;

Destaques: Os selecionáveis - Shamell (em eterno processo de naturalização), Marquinhos (convocado para o torneio pré-olímpico) e Olivinha (tido por muitos como o injustiçado da lista do Magnano), a trinca comanda o time e devem ser figuras certas no jogo das estrelas;

Perspectivas: Sonho - A equipe sonha com o título; Palpite - O Pinheiros deve voltar as semifinais do NBB e encarar um time ainda mais forte na briga pelas finais. Contudo precisa mostrar estabilidade que faltou nos últimos playoffs.


Franca Basquete

A ultima temporada pra equipe francana beirou a perfeição, apesar de um campeonato paulista contestável (enquanto a equipe ainda ganhava corpo), no NBB o time sediou o melhor jogo das estrelas do NBB até agora, e ainda voltou a final de um campeonato nacional, com uma campanha belíssima do time de Hélio Rubens.

No entanto nesta temporada o time sofreu muitas baixas, umas esperadas outras não (Marques Lewis, Maurice Spillers, Rogério (Limeira), Vitor Benite (Limeira), Dedé (São José dos Campos). Com isso o Experiente Hélio Rubens terá menos opções e mais trabalho pra manter o excelente desempenho.

Na ultima temporada ele tinha dois atletas em em condições de serem titulares em cada posição. Desta vez a qualidade é um pouco menso abundante. No entanto o time mais tradicional do basquete nacional foi as compras e contratou um sonho antigo da torcida o Pivô Bábby que estava no Flamengo.

Quinteto Titular: Helinho, Brian Woodward, Márcio Dornelles, Drudi e Bábby - O quinteto titular da equipe promete ser muito poderoso a exemplo do Pinheiros tem 5 atletas da elite do NBB e ainda conta com mais variação entre o jogo de perímetro e de garrafão. No entanto não sabemos se Brian Woodward irá se adaptar com facilidade e se Bábby ira reencontrar o seu melhor Basquete.

Principais Reforços: Wanderson - o ala-pivô que era titular no São José vem manter o alto nível na rotação francana; Brian Woodward - o ala-armador norte-americano que estava no basquete uruguaio (que por sinal costuma ser uma boa fonte de gringos haja vista Kyle Lamont e Rob Collon) vem pra fechar a ferida aberta com a saída do Vitor Benite; Bábby - O Pivô é a grande aposta do time da capital do Basquete no Brasil. Todos sabemos o quanto a fanática torcida francana pedia por um pivô dominante. No entanto, a ultima passagem do Pivô pelo Flamengo na ultima temporada e mesmo a anterior disputada pelo Paulistano não são nada animadoras.

Aposta: Lucas - O Jovem pivo pode roubar a cena e ganhar algum espaço na rotação de garrafão. O menino que deu show no ultimo torneio de enterradas deve passar a ganhar alguns minutos em quadra pra mostrar seu valor e justificar a fama da cidade em revelar talentos para o basquete;

Ponto Fraco: Idade - O time continua tendo ótimas opções no banco com: Fernando Pena, Ricardo Probst e Wanderson, mas o time é muito envelhecido, com uma média de idade de 29,3 anos, e 32,6 considerando apenas os 5 titulares, ou seja por melhor que seja o Helinho, ninguém espera que ele desequilibre como nos tempos de Vasco da Gama.

Destaques: Hélio Rubens - O time é tão homogêneo, que a grande estrela da companhia é o técnico supercampeão Hélio Rubens. No ano passado ele já fez um bom trabalho tirando um bom rendimento de cada um dos 10 atletas que dividiam quase igualmente os minutos da rotação. Mas com as modificações no elenco ele terá que começar tudo quse do zero.

Perspectiva: Sonho - Time grande sonha sempre com o título; Aposta - A tendencia é que sofra com as ausências do Dedé e sobretudo Vitor Benite no inicio da temporada, mas com o tempo deve encaixar e voltar as semifinais. Não dá pra cravar mais que isso até porque não sabemos o quanto Brian Woodward e o Bábby vão render.


Flamengo

A tradicional equipe rubro-negra teve uma temporada cheia de expectativa e com muitas frustrações. Começou anunciando duas contratações de peso que colocavam o clube carioca como o melhor elenco do País, no entanto não se concretizaram. Kyle Lamonte voltou pro exterior ainda no campeonato carioca e o Pivô Bábby ficou distante das atuações da primeira passagem pela equipe. Já não bastassem tas decepções o time ainda perdeu a Liga Sul-americana em casa para o maior rival da atualidade o Brasília e este tropeço alavancou uma mudança de direção do basquete do clube onde o técnico Paulo Chupeta foi deslocado para a coordenação das categorias de base e o argentino Gonzalo Garcia foi contratado. No entanto o hermano não obteve sucesso e também decepcionou com uma eliminação na semifinal do NBB, e com um basquete extremamente confuso e sem identidade.

Para temporada 2011-12 o Flamengo também aposta em contratações bombásticas logo de cara. No entanto mantém a base que fez muito sucesso nos últimos anos. Ainda assim, talvez a grande surpresa fique por conta da renovação de contrato do técnico Gonzalo Garcia que era tido por muitos como carta fora do baralho, uma vez que o time caiu muito de rendimento sob o seu comando. Sendo assim, nova chance para o argentino e desta vez com mais talentos em mãos pra comandar.

Quinteto Titular: Hélio, David Jackson, Marcelinho Machado, Federico Kammerichs e Caio Torres - No papel é um timaço, agora resta saber se Kammerichs e Caio vão receber a devida atenção dos armadores e sobretudo se o jogo de David Jackson vai encaixar com o de Marcelinho.

Principais Reforços: David Jackson - o norte-americano, vem pra dividir as atenções do Marcelinho no perímetro e com a banca de ter sido MVP da liga argentina na temporada 08-09 e o melhor ala-armador na ultima temporada; Federico Kammerichs - O curriculum do Ala-Pivo fala por si só, nada menos que MVP da ultima Liga das Américas e medalhista nas ultimas olimpíadas esta com a Argentina para a disputa do próximo torneio pré-olímpico; Caio Torres - O ainda jovem (24anos), pivô surgiu como grande promessa da seleção, mas não atendeu as expectativas e passou os últimos anos no basquete espanhol, hoje serve a seleção que se prepara para o pré-olímpico.

Aposta: Gonzalo Garcia - Ok, admito, não encontrei uma jovem promessa rubro-negra, mas a realidade é que a diretoria rubro-negra surpreendeu ao manter o argentino no comando. Assim deu uma incomum demonstração de que esta totalmente convicta no rumo que escolheu para o comando do basquete rubro-negro.

Ponto Fraco: Ambiente - diferentemente do passado, no qual a amizade entre os atletas ajudará a superar as más condições de trabalho, hoje o flamengo mudou, conta com uma excelente estrutura na gávea para os treinos, manda seus jogos na melhor arena da América latina, e demonstra uma estabilidade e saúde financeira invejável. No entanto o ambiente do grupo também mudou. Este mesmo ambiente foi tido como principal culpado para o insucesso dos gringos Davd Teague e Kyle Lamont na ultima temporada, bem como pela decepção do outrora ídolo Bábby que se evolveu numa confusão generalizada com sua esposa e as famílias de outros jogadores.

Destaques: Marcelinho Machado e Federico Kammerichs - são dois jogadores que sobram em cenário sul-americano, e caso entrem em sintonia com toda a equipe as coisas tendem a ficar rubro-negras na próxima temporada.

Perspectiva: Sonho - Pelas contratações e pela renovação com o técnico Gonzalo Garcia, esta mais do que claro que diretoria e torcedores não aceitarão nada menos que o título. Aposta - Não vou me comprometer a tanto, mas aposto no Flamengo com um dos finalistas do NBB4.


E vocês? Me digam o que acharam das equipes, alguem chega a final? Alguem descepciona? Alguem leva o título?

Um comentário:

  1. Esse ano ,eu acho q o vai ser campeão .Mais se o David Jackson encaixar com o Marcelinho vai dar Flamengo !!!

    ResponderExcluir