segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Guia da Copa América 2011 (Mar del Plata)

Antes de mais nada a Copa América, nunca é apenas a Copa América, ou é um pré-olímpico ou um pré-mundial. Deste modo, o nosso foco muda um pouco. Não se trata de uma competição em que entramos pra jogar pelo título, onde um mau resultado tem que ser entendi e absorvido pura e simplesmente. Nesta competição fechamos um ciclo olímpico, é onde colocamos em prática tudo que desenvolvemos em nosso basquete nos últimos 4 anos. É a hora de mostrar que somos parte da elite.

No atual cenário do basquete mundial essa vaga olímpica mostra-se mais do que necessária pra todos os envolvidos com o basquete no Brasil, desde nós torcedores até a principal estrela brasileira na NBA. Uma vez que nos passamos a ocupar um espaço intermediario no cenário mundial deixando no passado os tempos de protagonistas.

Ainda neste sentido, esse pré olímpico talves deva ser visto como uma questão de honra para uma geração talentosa, que conseguiu a proeza de conquistar os piores resultados da história do basquete brasileiro, entre elas (não ter se classificado pra nenhuma olimpíada até agora e ainda ter conquistado a pior colocação da história em mundiais, na penultima edição).

Por essas e outras que acho que Marcelinho Machando, Guilherme Giovannoni e Alex Garcia, legítimos representantes dessa geração que ficou com fama de fracassada, devem acabar jogando
como nunca na Argentina a partir de amanhã e tirarem esse fardo das costas e marcarem o fim da carreira como atletas que superaram os tempos difíceis e recolocaram a seleção nas olímpiadas.

Dito isto, é hora de analisar os times e ver quem efetivamente deve nos dar trabalho, quem temos que secar e com quem não precisamos nos preocupar nessa Copa América:


CANADA
Quem é?: não é nem de longe a maior ameaça desse Préolimpico. No entanto, tem tradição e alguns jogadores experientes que podem dar trabalho ao enfrentar uma equipe desequilibrada.

Jogamos no dia: 31/08 - Esta no nosso grupo (A), será a nossa segunda partida, não deve ser um jogo fácil, mas também não é um jogo preocupante. Se fosse na estreia até preocuparia, porque nunca estreamos bem. Mas numa segunda partida, temos tudo pra imprimir nosso jogo e vencer, ainda que com alguma dificuldade.

Time Base: Jermaine Anderson, Carl Jerome English, Denham Brown, Aaron Rene Doonekamp e Joel Anthony.

Destaques:
Pivo: Joel Anthony - Finalista da ultima temporada da NBA não passa de um coadjuvante no estrelado Miami Heat, mas faz o trabalho sujo muito bem feito. Mas não é o tipo de jogador que decido um jogo.
Estatísticas:
Tuto Marchand(2011): 6pts, 7,7reb e 1,7ass
Mundial(2010): 11pts, 5,6reb e 0,4ass
Copa América(2009): 9,5pts, 5reb e 0,1ass

Ala-armador: Carl Jerome English - também é um coadjuvante. No entanto joga apenas em um time mediano da ACB, no entanto tem espirito pra tentar matar bolas importantes alem de contar com uma bola de 3 muito confiavel.
Estatísticas:
Tuto Marchand(2011): 15,3pts, 3reb e 2ass
Copa América(2009): 10pts, 2,9reb e 1,9ass

Cravada: Não acredito que cheguem as semi-finais, e devem aguardar até 2015 pra tentar uma vaga nas olimpíadas.


REPÚBLICA DOMINICANA
Quem é?: Sem Dúvidas esta é uma da equipe que briga diretamente por uma das vagas nas olimpíadas. Os dominicanos tem um time equilibrado experiente e bastante conhecido. Verdade que não contam com nenhum jogador estraordinário, mas deve dar muito trabalho no garrafão com o excelente Al Hoford e o Chales Vilanueva.

Jogamos no dia: 02/09 - Será nossa terceira partida, na qual jogaremos após um dia de folga, parada essa que considero importante em termos de concentração para uma partida que será decisiva. Deve ser um jogo franco, mas espero que as duas vitórias que conquistamos contra eles na fase de preparação, nos de a confiança necessária para bate-los.

Time base: Luis Flores, Rafael Baez, Francisco Garcia, Charles Vilanueva e Al Hoford.

Destaques:
Ala: Francisco Garcia - É um jogador muito experiente, e acima da média, conta com um chute de média e longa distancia é muito confiável, no entanto não tem o habito de decidir jogos no Sacramento Kings, isso pode pesar quando o bicho pegar nos momentos decisivos das partidas.
Estatísticas:
Tuto Marchand(2011): 12,7pts, 2reb e 1ass
Copa América(2009): 11,9pts, 2,5reb e 2,1ass

Pivo: Al Horford - É um jogador excelênte, em um universo de basquete onde temos cada vez menos pivos de qualidade, ele encontra-se na elite mundial, deve ser a maior força do time, tanto na defesa quanto no ataque. Vem de uma excelente temporada com o Atlanta Hawks, onde é um dos protagonistas. Esse sem dúvida vale secar, hehe.
Estatisticas:
Tuto Marchand(2011): 13pts, 4reb e 1,7ass
Copa América(2009): 14pts,10,3reb e 2,8ass

Cravada: Devem sucumbir nas semi-finas contra a Argentina.


PORTO RICO
Quem é?: Nossos maiores algozes em torneios pré-olimpicos, novamente são os nossos maiores rivais nessa disputa. Dessa vez não contam com Ayuso, mas ainda tem jogadores de altissimo nível (Arroyo e Barea), por outro lado, todos dizem que ambos estão em crise e existem até boatos de que Arroyo não deve jogar o préolimpico. No entanto o que mais me preocupa nos Porto-riquenhos é o estilo de jogo de tiros de fora alucinados, nossos jogadores tem o hábito de se deixar levar por este estilo e embarcar em uma canoa furada que costumeiramente nos leva ao insucesso.

Jogamos dia: ???? - Estão no grupo B (da Argentina), só os encaramos na segunda fase, ainda sem data definida, mas se tudo correr como acredito, deve ser contra eles que faremos a partida decisiva das semi-finais.

Time Base: José Juan Barea, Carlos Arroyo, Alejandro Carmona Sanchez, Galindo Rodriguez e Ricardo Sanchez Rosa.

Destaques:
Ala-armador: Carlos Arroyo - Costuma jogar em altíssimo nível no basquete FIBA, embora seja nuca tenha conseguido sucesso na NBA. Aliáis conseguiu ser um desastre na ultima temporada. Contudo merece nossa atenção, sobretudo nas bolas de 3.
Estatisticas:
Tuto Marchand(2011): 14pts, 2,5reb e 3ass.
Mundial(2010): 0,8pts, 0,4reb e 0,2ass.
Copa América(2009): 16,8pts, 3,7reb e 5,3ass.

Armador: J. J. Barea - O ligeirinho do Dallas Mavericks tem o habito de rasgar defesas na NBA, o que deve continuar fazendo na Copa América, aparentemente o dono do time e mostrou um jogo muito individualista na fase de preparação, isso somado ao fato de não se bicar com arroyo devem realmente atrapalhar Porto Rico na busca da vaga olimpica.
Estatistica:
Tuto Marchand(2011): 17,7pts, 2,7reb e 5,7ass.
Mundial(2010): 16,8pts, 3,8reb e 5,4ass.

Carvada: Deve ser o adversário do Brasil nas semi-finais, e aposto que perdem pro time de Magnano.


ARGENTINA

Quem é?: Espetacular! Não tem outra palavra pra descrever esse time da argentina, estão reunidos nesse time os melhores jogadores dessa geração que por sinal é disparada a melhor da história da Argentina, as olimpíadas de 2012 deve ser o canto do cisnei dessa galera e uma atuação de gala em Mar del Plata é meio que uma despedida pra torcida argentina.

Jogamos dia: ??? - também estão no grupo B e só nos encontramos na segunda fase, mas se Deus quiser, nosso grande duelo será na final da competição com a vaga devidamente garantida.

Time Base: Pablo Prigioni, Manu Ginobili, Andre Nocioni, Luis Scola e Fabricio Oberto.

Destaques:
Ala-Pivo: Luis Scola - top três na história do basquete argentino, talvez seja o melhor ala pivo do basquete FIBA, mesmo com a idade avançada ja mostrou a nós brasileiros que pode ganhar um jogo sozinho (vale lembrar o mundial da Turquia).
Estatisticas:
Mundial(2010): 27,1pts, 7,9reb e 1,2ass.
Copa América(2009): 23,3ptsa, 6,8reb e 2,1ass.

Ala-armador: Manu Ginobili - Astro dos O melhor jogador da história da argentina, vem de uma temporada excelente na NBA, onde carregou o Spurs a uma excelente temporada regular e foi premiado com a participação no jogo das estrelas.
Estatisticas:
Olimpíadas: 15,5pts 1,8reb e 3,4ass.

Cravada: Sém dúvidas será campeã e possvivelmente com exibição de gala, o que é merecido pra uma geração que deu aula de basquete nos ultimos anos.


Passados à limpo os principais adversários, vale ressaltar que todos os outros são meros espectadores de luxo, Venezuela, Cuba, Paraguai, Uruguai, nenhuma dessas equipes tem chance de jogar as olimpiadas de 2012 em Londres.

De outro modo cabe explicar o modelo da competição, os times se enfrentam em confrontos de todos contra todos dentro do grupo na 1º fase, onde os 4 primeiros avançam para a segunda fase. Na segunda fase os times de um grupo encaram os do outro e os 4 times com melhor aproveitamento passam as semi-finais. Os vencedores das Semi-finals além de fazer a fina garantem vaga nos jogos olimpicos os outros 2 times tem vaga pro pré-olimpico mundial.

Por fim nossa própria análise:

BRASIL
Quem somos?: Sim, somos sim os principais candidatos a segunda vaga para a olimpíadas, mas temos que admitir que não temos um time muito superior a nossos concorrentes.

Com quem jogamos?: 30/08 - Venezuela, 31/08 - Canada, 01/09 - Rep. Dominicana e 02/09 Cuba. Caso batamos todos os adversários estaremos a meio caminho da classificação, pois teremos vantagem sobre os dominicanos na 2ª fase e decidiremos com os Porto Riquenhos a segunda posição na segunda fase.

Time base: Marcelinho Huertas, Alex Garcia, Marquinhos, Guilherme Giovannoni e Tiago Splinter.

Destaques:
Pivo: Tiago Splinter - Nosso principal jogador, vem de uma contusão que atrapalhou sua preparação. Este fator negativo se soma a uma temporada de pouca participaçã na NBA, mas ainda é top 3 entre os pivos do basquete FIBA.
Estatisticas:
Tuto Marchand(2011): 10,7pts, 5,3reb e 1,3ass.
Mundial(2010): 12,8pts, 5,2reb e 1,8ass.
Copa América(2009): 8,7pts, 6,5reb e 2,2 ass.

Armador: Marcelinho Huertas - Melhor armador da atualidade no basquete FIBA vem conlecionando premios na Europa e vem assumindo o papel de lider na seleção brasileira.
Estatisticas:
Tuto Marchand(2011): 10,3pts, 3,3reb e 4,3ass.
Mundial(2010): 11,2pts, 1,7reb e 5,8ass.
Copa América(2009): 7,8pts, 4,5reb e 4,9 ass.

Cravada: Vamos conquistar a vaga olimpica com uma importante e suada vitória sobre o Portu-riquenhos.

3 comentários:

  1. Excelente análise. Só acho que o Canadá não dá trabalho pra ninguém, nem mesmo pra uma equipe desequilibrada, hehe. A defesa dos caras tem mais furos que queijo suíço.
    O time da Argentina reúne grandes jogadores da história, mas estão todos velhos. Acho que não conseguem dar espetáculo em cima de Brasil e Porto Rico (apesar de certamente vencerem).

    ResponderExcluir
  2. Também acho que o Brasil não vai dar mole pra Argentina.

    ResponderExcluir
  3. To confiante, acho que podemos bater Porto Rico e Republica Dominicana e ficar com essa vaga.
    O time bateu todo mundo nos amistosos, é só não sair do rumo.

    ResponderExcluir