segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O stress do Lockout não pode nos cegar

Tenho evitado falar sobre o lock-out da NBA, pelo simples fato que estou de saco cheio!!!! E tenho plena convicção de que não sou o único que não aguenta mais esse blá blá blá.

No entanto, esse desgaste de nós fãs, não pode nos cegar e impedir que vejamos a verdade, a verdade é que a briga entre donos de equipes e jogadores é legítima.

Hoje, eu vi no Homens Branco não Sabem Blogar, que pra mim é um dos melhores blogues brasileiros sobre basquete, uma crítica ou, ao menos uma contestação a postura que ele adota, se juntando a corrente mais dura dos donos de equipes que entendem que eles devem deter a maior parte do percentual de lucro da liga.

A postura do ex-camisa 23 do Bulls, foi comparada a sua atuação diametralmente oposta em 98 quando o então jogador lutou pelo contrato que lhes garantiu 57% dos lucros da NBA.

Realmente a primeira vista pode parecer que o ídolo traiu os seus, mas um olhar mais atento vai perceber duas coisas:

  • 1ª Jordan não traiu os seus, muito pelo contrário, ele esta se alinhando aos outros donos de equipes que é hoje o seu lugar;
  • 2ª Não é porque naquele momento ele julgou que era o momento dos jogadores receberem mais créditos, que esta realidade vai permanecer inalterada, é legítimo que hoje se entenda que os times precisem lucrar mais.

Neste sentido, cabe fazer novamente aquele exercício básico, nos coloquemos no lugar de cada uma das partes:

  • Jogadores: Esses, tem uma carreira curtíssima, quem só ganham muita grana no auge da carreira que em 90% dos casos não costuma durar mais que 5 temporadas, e nesse período precisam fazer dinheiro para se sustentar e sustentar toda a família pro resto da vida, isso porque um número incontável desses atletas são o chamado arrimo de família e dificilmente conseguirão se adaptar a uma nova carreia ao fim do basquete, vide Dr. J leiloando anéis de campeão e outros prêmios para pagar as contas.
  • Donos de equipes: Eles são os investidores, que não poupam dinheiro contratando craques, bancando um grande espetáculo numa arena super confortável com inúmeras atrações pro público, ale´m de toda a estrutura de staff, de logística, viagens, hospedagens em hotéis de luxo, médicos fisiologistas e toda as mega estrutura que uma equipe da NBA exige, no entanto eles tem bancado tudo isso pra não ter lucro nenhum, ou pior em 73% dos casos os times tem prejuízos, e esses prejuízos vem se acumulando temporada após temporada.

Não me entendam mal, com tudo isso eu não quero dizer que uma ou outra parte é detentor da razão, mas que ambas as partes tem total legitimidade para discutir a questão a exaustão, por mais que isso pra nós signifique perder a temporada.

E por favor não caiamos naquele lugar comum de dizer que os donos de equipes são ricos e não precisam de dinheiro, porque não acredito que nenhum de nós pensa que o Jordan virou dono de equipe pra dilapidar o patrimônio que construiu enquanto atleta.

3 comentários:

  1. Cada um puxa a sardinha pro seu lado!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim tanto faz quem tem razão, o problema é que o tempo vai passando e as pessoas vão ficando cada vez amis desiludida com o mudno da NBA, afinal tds só pensam em encher seus bolsos

    ResponderExcluir
  3. Jordan pode ser o maior jogador da história, mas não é santo. A carreira dele toda tivemos casos em que ficou clara a veia capitalista no MJ.

    ResponderExcluir