sábado, 26 de novembro de 2011

Os opostos se afastam

Porque somos fãs da NBA? Por tudo! Absolutamente tudo!

A liga norte americana conta com todos os elementos para conquistar os fãs:

Tem uma infraestrutura invejável, até mesmo se comparada aos ginásios mais modernos do mundo. As arenas são lindas, imponentes, os pisos tem um belo e personalizado layout, as tabelas tem detalhes super charmosos, como o logo e o endereço do sitio eletrônico da liga, sem contar os belíssimo placar eletrônico, de 4 faces que dão um belo clima ao espetáculo, e ainda combina com as placas de publicidade igualmente eletrônicas na lateral da quadra.

Tem os melhores jogadores, por mais que alguns dos maiores jogadores do mundo estejam perdidos em outras ligas. Podemos dizer, sem medo de errar, que 80% dos melhores jogadores de basquete do mundo estão na NBA.

Tem regras do jogo, que favorecem o espetáculo, valorizando o jogo 1x1, onde os talentos individuais são privilegiados.

Tem belíssimos uniformes, todos com a mesma estrutura, respeitando as tradições das equipes, respeitando suas cores, mas sem fechar as portas para a modernidade e as mudanças naturais do tempo.

Por que não somos fãs do NBB? Por tudo! Absolutamente tudo!

A liga brasileira conta com todos os elementos para afastar os fãs:

Tem uma infraestrutura ridícula, conta com ginásios, velhos, e desconfortáveis, placares eletrônicos que nunca funcionam, quadras que parecem mais preparadas para um jogo de futsal, vólei, handball do que para uma partida de basquete, tabelas com proteção improvisada na base de sustentação.

Tem pouquíssimos jogadores de elite, e mesmo em sua chamada elite, são sempre jogadores pouco atléticos e tecnicamente limitados aos arremessos.

Tem vários uniformes dignos de times de pelada, é uma bagunça nas cores, desenhos e patrocínios. Uma verdadeira poluição visual.

Nesta tarde aconteceu o principal clássico da atualidade do basquete nacional, Flamengo x Brasília. A a partida teve transmissão do Sportv e ocorreu no ginásio do Tijuca Tênis Club. No entanto, a partida quase não aconteceu, isso porque, a umidade do ar estava muito elevada e o piso (novíssimo do Tijuca), estava absolutamente escorregadio. Ou seja sem qualquer condição de jogo.

Isso acontece porque o ginásio não é climatizado, assim como todos, ou quase todos os outros que são utilizados no NBB.

Não bastasse isso, o placar eletrônico deu defeito antes do início do jogo, alem de ter vários problemas durante a partida.

Diante deste quadro ridículo, o Brasília, visitante resolveu retirar seu time titular da quadra e deixar os reservas (que lutaram e jogaram com toda dignidade), apanharem do Flamengo.

Ai eu pergunto a vocês, será que foi hoje que o Rio de Janeiro passou a apresentar um clima de alta umidade? Será que esse quadra não poderia ser evitado? Será tão difícil por os times do NBB pra jogarem nas principais arenas poliesportivas do país? Afinal só no Rio de Janeiro existiam outros dois ginásios perfeitos para a prática esportiva (Maracanazinho e HSBC Arena).

Bom, pelo visto o sofrimento esta acabando, finalmente a NBA vai voltar.

4 comentários:

  1. O sofrimento esta perto do fim.

    Logo poderemos voltar a assistir um espetaculo de verdade.

    O o NBB voltará as traças a quem realmente pertence.

    FreshPrince

    ResponderExcluir
  2. É uma covardia comparar duas realidades tão distintas.

    Como você mesmo disse em outro post, o tijuca fez um alto investimento reformando o piso do seu ginásio, agora não dá pra cobrar de um clube, pobre como o tijuca, que o ginásio seja climatizado, isso ainda está distante da nossa realidade.

    Alias são poucos os ginásios no Brasil que tem climatização.

    Acho q o NBB esta evoluindo gradualmente, o próprio ginásio do Tijuca é um exemplo se compararmos as instalações hoje, com a primeira edição do NBB veremos uma diferença absurda.

    É preciso dar valor aos méritos da organização, não só aos defeitos.



    André Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Pra NBA ser perfeita só faltava ter o Franca, rsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. O Tijuca está lindo. e no Rio têmos 2 outros ginásios que não ficam nada a dever pros da NBA que são a arena multiuso e o Maracanãzinho.

    Basquete Brasileiro está voltando aos poucos,tenha calma amador.

    Claro que nunca seremos uma NBA até mesmo porque o Basquete não fica entre os 3 esportes preferidos dos Brasileiros como é nos EUA.
    Mas dá pra fazermos umaliga que rivalize com as maiores da Europa.

    ResponderExcluir