quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E o Fla?

Se no ultimo post comentamos os problemas na formação do elenco francano. Neste a crítica recai sobre os rubro-negros.

No meio do ano passado o Flamengo resolveu interromper o trabalho de Paulo Chupeta, por entender que õ treinador já havia se desgastado demais com o grupo de jogadores. E por tanto não conseguia mais tirar o melhor dos atletas, oque, segundo a diretoria culminou na derrota para o rival Brasília na final da copa Sul-americana. Com isto, a diretoria entendeu por bem demitir o técnico bicampeão brasileiro, e contratar Gonzalo Garcia, assistente da seleção Argentina, que foi muito bem recomendado por Sergio Hernandez.

No entanto, na ultima temporada os problemas de relacionamento na Gávea continuaram levando o time para o fundo do poço e o time naufragou nos playoffs do NBB.

Nesta temporada, a diretoria resolveu investir pesado, e apesar das saídas de Jefferson e Bábby, o clube contratou: Leandrinho, David Jackson, Frederico Kamerish e Caio Torres.

A primeira vista o elenco pode parecer perfeito, com cerca de 2 jogadores de alto nível para cada posição, e 3 homens em condições de desequilibrar. (Helio e Fred, David Jackson e Leandrinho, Marcelinho e Duda, Kamerish e Teichman, Caio Torres e Átila dos Santos). No entanto, pelo que estamos vendo, o técnico Gonzalo Garcia esta tendo grandes problemas para escalar a equipe e definir o papel de cada um no time.

O principal motivo para isso é a contratação ousada de Leandrinho. O Ala armador que tem contrato com os Raptors da NBA, chega com status de estrela e tem que estar em quadra pra isso. Na mesma esteira. Contudo, o técnico parece não conseguir relegar ao americano David Jackson, que também chegou pra ser estrelas e dividir as atenções com Marcelinho, a posição de sexto homem, com isso vem escalado Leandrinho como armador, o que todos os treinadores que já trabalharam co ele até hoje já tentaram, mas não conseguiram fazê-lo render.

Diante disto, pergunto eu: a contratação do Leandrinho foi um erro? Afinal o jogador já não goza de tanto prestígio com os basqueteiros, graças a sua queda de produção na NBA e os pedidos de dispensa da seleção. Ou seja não vai alavancar a venda das já caríssimas camisas rubro-negras (que custam o dobro das camisas da NBA, como 1/30 da qualidade do material). Outro fator que pesa contra o atleta é a possibilidade de encerramento do lock-out a qualquer momento, o que faria com que o atleta se despedisse sem realizar um jogo relevante no Rio de Janeiro, também pesa contra o fato de nem sequer um jogo de estreia se conseguiu realizar no Rio, o que levaria o público e faria o Flamengo arrecadar com bilheteria. Já não bastasse isso tudo, o Leandrinho tem se mostrado um problema técnico a ser resolvido e quando Gonzalo finalmente conseguir resolver, pode ter que começar a montar o time todo novamente porque o Lockout vai acabar e ele voltara à NBA.

Ou seja, Gonzalo garcia, que ganhou um voto de confiança da diretoria rubro-negra, vai ter um baita abacaxi para descascar.

Um comentário:

  1. Apesar dos novos ares que o NBB, as administrações dos times continuam deixando a desejar.

    ResponderExcluir