terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nau à vista

Todos nós sabemos que o Vasco da Gama, que contratou Alberto Bial para cordenar o projeto de retorno do Basquete Vascaino ao cenário Nacional.

Contudo, acabo de assitir na ESPN Brasil que o time vascaino pode contar com três jogadores da NBA nos proxímos dias. Seriam eles: os brasileiros Tiago Splitter (que tem vínculo com o San Antônio Spurs), e Anderson Varejão (que tem vínculo com o Cleavland Cavaliers) além do astro argentino Manu Ginobili (que também tem vínculo com o San Antônio Spurs).

Não tem nada certo ainda, e tão pouco será facil contar com os atletas, os salários desses jogadores não se pegam com bilheteria e venda de produtos no mercado brasileiro, deste modo só um investimento pesado de empresas privadas que queiram vincular seu nome ao sucesso esportivo de uma equipe de basquete pode viabilizar tal contratação.

Além do mais, Tiago Splitter ja admitiu ter recebido propostas de Flamengo, Pinheiros e Brasilia para jogar o NBB (principal competição esportiva do pais, que o Vasco não esta habilitado a jogar). Manu por sua vez é um jogador cobiçadíssimo na Europa e Varejão vem de contusão e não se sabe quais são suas condições de jogo. Ou seja, com o Lockout podendo se resolver a qualquer momento será que vale apena contratar o Varejão uma vez que o mesmo pode não reder de imediato?

Particularmente, eu duvido que as três contratações ocorram, ja que o Vasco de imediato não tem mercado para expor os patrocinadores e exibir suas estrelas. Já que ele não jogará nem o NBB tão pouco as competições continetais. Contudo, vamos esperar pra ver. Aliais, o Vasco entrou em contato com Rubén Garcés da seleção do Panamá durante a Copa América e adiantou bastante as converças com ele, pedindo um prazo ao atleta para aguardar a definição da equipe.

Ao meu ver o Vasco deste ano tem que pensar em Copa do Brasil ou em montar estrutura tecnica e finaceira para poder entrar no próximo NBB.

7 comentários:

  1. 'Splinter'? Faz um blog sobre basquete e naõ acerta o nome de um jogador brasileiro da NBA? Assim fica difícil.

    ResponderExcluir
  2. Relex Felipe, esta corrigido. Só pra constar, não fui eu que escrevi o nome do Rafael Hettsheimeir faltando letras no uniforme da seleção, nem no site da FIBA Américas, rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Aquino, eu acho q tem uma exceção no regulamento da NBB pra aceitar times que façam grandes investimentos, desde que eles comprem a sua quota.
    Ao menos eu li uma entrevista do presidente da Liga uma vez informando desta exceção. Na época ele respondia uma afirmação do botafogo q dizia não investir no basquete por ter q participar da copa brasil antes da NBB.
    Portanto, o Vasco pode sim montar um time e já começar jogando a NBB.
    Vlw
    Lucas

    ResponderExcluir
  4. Lucas, vou procurar me informar melhor a respeito, mas até onde eu sei, os times com interesse de disputar o NBB4 teriam que ter enviado sua carta de intenções e passado pelas "fiscalizações".

    Deste modo já foram definidas algumas equipes e essa lista deve ser fechada na próxima quinta-feira.

    Por tal motivo acho que não há possibilidade do Vasco disputar o NBB4. Sendo assim, creio que o projeto do Vasco seja para entrar na próxima edição, ai sim, ceio que basta pagar a franquia e demonstrar a viabilidade financeira da equipe e as condições técnicas do ginásio em que vá mandar seus jogos.

    De qualquer forma nos próximos dias devo esclarecer melhor o assunto, vamos aguardar o posicionamento da LNB e do Próprio Vasco da Gama.

    ResponderExcluir
  5. Acho q vc tá certo. Pro NBB4 não sei se ainda rola. Mas que o projeto saia do papel!!
    Seria muito bom pro basquete do Rio que o Vasco mantasse um time de alto nível. Não precisava nem trazer 3 da NBA, mas só de montar um projeto legal já era bom.
    3 times da cidade do Rio jogando o NBB seria ótimo pro basquete carioca. Quem sabe com a criação do Vasco e o sucesso do Flamengo, Botafogo e Fluminense não se animam tb...
    Por enquanto o certo é q o campeonato carioca tá uma merda, com perdão pelo palavrão. Mas campeonato com 3 times dá pra chamar de campeonato?
    Lucas.

    ResponderExcluir
  6. Hoje no Rio ja temos Tijuca e Flamengo, seria muito bom o retorno do Vasco, daria um pouco mais de competitividade a um campeonato que além desses só tem o fraco Macae.

    Por falar nisso Diogo, tem alguma informação sobre o Tijuca nesta temporada? Vai mesmo jogar o NBB?

    ResponderExcluir
  7. Vamos por partes, rs...

    Primeiro respondendo ao Lucas, no site da LNB não encontrei o regulamento desta temporada, com isso olhei no estatuto pra saber o que fala sobre o tema e tudo que encontrei foi:

    Art. 8º. DA ADMISSÃO DE ASSOCIADOS. Serão admitidas como associadas as entidades de promoção do basquetebol, em especial equipes masculinas adultas da modalidade que, concomitantemente:
    a. estiverem regularmente inscritas em federações regionais de basquetebol ou na Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
    b. obtiverem aprovação do seu pedido de inclusão pelo Conselho de Administração.
    c. cumprirem os requisitos formais e as obrigações pecuniárias que o Conselho de Administração estipular para a inclusão.

    Ou seja, não esclareceu nada a respeito do caso Vasco da Gama. A respeito disso acho que teremos uma posição definitiva amanhã, quando a LNB deve divulgar quem realmente deve jogar o NBB4.

    Agora respondendo ao Marquinhos e ao Lucas, vocês tem toda razão a entrada do Vasca parece benéfica e inevitável. Salvo engano, o contrato de patrocínio do Vasco junto à Eletrobrás, previa a criação de uma equipe profissional de Basquete (vale observar o comercial da Eletrobrás com cenas de um “jogador” de basquete com a camisa do Vasco), no entanto, a entrada dos clubes de futebol no basquete tem que ocorrer do mesmo modo que o Flamengo faz hoje. Um departamento exclusivo, com recursos próprios, que tende a se manter independentemente dos problemas políticos e financeiros ligados ao futebol, que nós sabemos bem que é absolutamente instável.

    Por fim respondendo ao Marquinhos, sobre o Tijuca sabe-se pouco, eles apresentaram proposta para participar do Próximo NBB, no entanto ainda não foi aprovado. Mas amanhã também deve ter uma resposta definitiva.

    ResponderExcluir